ONG EVOLUÇÃO DO SER        PROJETO EVOLUSER

Missão

Proporcionar uma melhor qualidade de vida através da instrução educacional, terapêutica e psicanalítica.

 

Objetivo

O Projeto Evoluser teve início em 12/2005 com o objetivo de difundir a psicanálise e outras técnicas psicoterapêuticas entre comunidades de renda média-baixa visando a despertar a autoestima e a qualidade de vida em um ambiente que propicie o contínuo desenvolvimento sociocultural, incentivando assim a melhora do bem-estar social e da saúde mental das comunidades atingidas.

A proposta do projeto consiste em unir os benefícios da arte e da psicanálise para alcançar um âmbito mais amplo de atingimento da plena satisfação pessoal. Isto ocorre por meio da valorização das diferentes formas de expressão do ser humano, a interação social com obras e artistas muitas vezes influenciados pelas mesmas ideias e sensações, além do fornecimento de acompanhamento junto a profissionais envolvidos na área de reabilitação de processos inconscientes (conflitos emocionais) que permitam formar uma visão clara e positiva a respeito de si mesmo e da natureza humana.

Sob a perspectiva da psicanálise, verificamos ao longo desses anos uma necessidade ainda mais profunda em focar na educação básica, no conhecimento de si e no aperfeiçoamento da bagagem cultural de cada um enquanto ser único no mundo; o olhar também se direciona para a ajuda na formação da pessoa como cidadão de bem, com conceitos éticos e morais, desenvolvendo seu senso crítico, criativo e a busca do autoconhecimento. Tudo em prol de uma melhor qualidade de vida a este indivíduo.

Sob a ótica da arte, o projeto visa igualmente à difusão cultural na área de humanidades, promovendo cursos, palestras e outros eventos que contemplam temas referentes a pintura, teatro, dança, literatura, filosofia, linguística, etc, usando para isso de uma política específica de associação pela qual ao artista investe na própria divulgação dentro do instituto.

Buscamos para isso incentivos culturais logo que vemos a arte sob a perspectiva da transformação. A arte pode funcionar como uma terapia e gerar efeitos rápidos e positivos na vida de qualquer indivíduo. A psiquiatra Nise da Silveira usou a pintura para tratar problemas graves de saúde mental dos seus pacientes ao simplesmente estimulá-los a se expressarem nas telas e depois expondo os seus quadros. “A arte é uma forma de a pessoa externar o que se sente. Por meio da arte ela libera o que está preso, mesmo sem querer. Talvez por palavras, por exemplo, essa pessoa não conseguiria se expressar”.

Dessa maneira, acreditamos piamente que o autoconhecimento e o desenvolvimento contínuo das atividades cognitivas do homem são fatores indispensáveis para uma vida saudável e plenamente satisfatória em todos os campos da existência do indivíduo enquanto ser pensante e capaz de manifestar o seu mais precioso dom, que é a sua racionalidade.

 

 

O espaço

O Projeto Evoluser possui uma localização privilegiada situada à Rua Humberto I, nº146, no bairro da Vila Mariana na cidade de São Paulo. Alocada entre o dinamismo do polo comercial ao redor da Rua Domingos de Morais e a grande área de lazer do Parque Ibirapuera, a região também é claramente reconhecida pelo seu destaque na área cultural, abrigando instituições afamadas de ensino superior como a Faculdade Belas-Artes e a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), além da presença do SESC Vila Mariana a somente um quarteirão do local. Outro fator positivo considerável se refere à importante presença do transporte público, que atende a região por meio de várias linhas de ônibus locais e pelas estações Paraíso, Ana Rosa e Vila Mariana do metrô de São Paulo.

A sede oficial da ONG é representada por um casarão que à primeira vista se destaca por sua fachada explicativa quanto aos serviços oferecidos no lugar.

A propriedade é dividida de modo que o andar superior é reservado aos atendimentos psicanalíticos particulares em três consultórios diferentes e o piso térreo abriga a cafeteria com alimentos que prezam por um valor nutricional factível com a busca de uma melhor qualidade de vida e um salão de eventos destinado a receber os eventos culturais de maior demanda.

- Capacidade aproximada do salão de eventos:

30 pessoas.

- Capacidade aproximada do piso térreo:

60 pessoas.

- Capacidade aproximada do piso térreo + primeiro piso + jardim de entrada:

115 pessoas.

 

 

A equipe

Para fazer desse sonho realidade, o Projeto Evoluser conta com alguns profissionais essenciais para o seu funcionamento. Os seus cargos e as suas respectivas atribuições seguem abaixo:

CEO – Gerência geral do negócio, controle e análise da operação, gerência financeira, aquisição de patrocinadores, identificação de melhorias, aplicação de investimentos.

 

Psicólogos / Psicanalistas / Terapeutas/ Professores  - Atuação no Tratamento terapêutico e educacional. 

 

Designer e Social Media – Atuação nas mídias sociais com atendimento ao público e execução de postagens, desenvolvimento da identidade visual do instituto, produção de artes para eventos.

 

Produtor Cultural – Organização de eventos, atração e seleção de artistas para associação, controle de atendimento de contratos de associação.

 

A associação

Visando a tornar viável e sustentável a longo prazo o nosso plano de incentivo à qualidade de vida, a área cultural do Projeto Evoluser está fundamentada sobre uma política de associação. Essas diretrizes se referem a valores de investimento nos quais os artistas incorrem para terem acesso a certas facilidades providas pelo instituto como a divulgação de suas obras, disponibilização do espaço para apresentações, etc. De qualquer forma se trata de uma parceria de benefício mútuo logo que o Projeto Evoluser pode viabilizar suas atividades economicamente ao mesmo tempo em que o artista tem a possibilidade de expor os seus trabalhos para o seu público-alvo a partir da credibilidade do instituto.

Projeto:  Sarath no Mundo  Online

 

 

 

 

Missão -

 

Proporcionar uma melhor qualidade de vida através da instrução socioeducacional, terapêutica , artística e Cultural  


 

O Instituto -

 

O Instituto Sarath trabalha desde 2005 buscando promover o bem-estar, saúde e o desenvolvimento sociocultural, por meio de serviços e atividades como:

 

  • Psicoterapia individual e em grupo; psicanálise, acompanhamento terapêutico;  yoga e medicina natural

  • Saraus, oficinas artístico educacionais, workshops, eventos ;

  • Palestras; teatro; dança; encontros literários; cinema, feiras culturais ,  entre muitas outras atividades !

 

Objetivo -

 

Difundir a psicanálise e outras técnicas psicoterapêuticas entre comunidades de renda média-baixa visando a despertar a autoestima e a qualidade de vida em um ambiente que propicie o contínuo desenvolvimento sociocultural, incentivando assim a melhora do bem-estar social e da saúde mental das comunidades atingidas.A proposta do projeto consiste em unir os benefícios da arte e da psicanálise para alcançar um âmbito mais amplo de atingimento da plena satisfação pessoal. Isto ocorre por meio da valorização das diferentes formas de expressão do ser humano, a interação social com obras e artistas muitas vezes influenciados pelas mesmas ideias e sensações, além do fornecimento de acompanhamento junto a profissionais envolvidos na área de reabilitação de processos inconscientes (conflitos emocionais) que permitam formar uma visão clara e positiva a respeito de si mesmo e da natureza humana.



 

A Equipe -

 

Atualmente somos uma equipe formada por psicólogas e artistas com diferentes formações e experiências. Pensando em unir saúde física, saúde mental, arte, inclusão comunitária e diversidade, estamos sempre em busca de desenvolver e implementar projetos que articulam essas diferentes dimensões humanas; e sabendo que o meio para estes necessita da valorização das diferentes formas de expressão do ser humano; desenvolvemos atividades artísticas e oferecemos espaços para artistas diversos, de maneira a criar espaços de integração, desenvolvimento, entretenimento, e aprendizagem.


 

O Espaço -

 

Possui uma localização privilegiada situada à Rua Humberto I, nº146, no bairro da Vila Mariana na cidade de São Paulo. Alocada entre o dinamismo do polo comercial ao redor da Rua Domingos de Morais e a grande área de lazer do Parque Ibirapuera, a região também é claramente reconhecida pelo seu destaque na área cultural, abrigando instituições afamadas de ensino superior como a Faculdade Belas-Artes e a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), além da presença do SESC Vila Mariana a somente um quarteirão do local. Outro fator positivo considerável se refere à importante presença do transporte público, que atende a região por meio de várias linhas de ônibus locais e pelas estações Paraíso, Ana Rosa e Vila Mariana do metrô de São Paulo.

 

Ongs Acopladas -

 

Acm - Burgo Paulista  - Zona Leste 

Associação AMJ Piracuama -  Campo limpo - Zona Sul

 

Ao longo desses anos tivemos muito sucesso nesses objetivos e as pessoas que passaram pelo Instituto se tornam parte de uma grande família.

 

Com a pandemia da covid-19, tivemos que fechar as portas, ficando em isolamento, interrompendo temporariamente todas essas atividades tão importantes para nós. Procuramos então um meio de nos mantermos em contato as pessoas, levando arte, cultura, filosofia e psicologia mesmo que à distância! Assim surgiram duas principais atividades online do Instituto Sarath:


 

Diálogos Artísticos-

 

Apresentações Culturais realizadas com o objetivo de relacionar diferentes as linguagens artísticas e com artistas dos diversos gêneros. Convidamos artistas variados, com diversos públicos, e também artistas que ainda não possuem patrocínio ou projeção para atuar de modo independente. O Diálogos Artísticos é realizado mensalmente em formato de live, transmitido em nossas redes sociais. Posteriormente poderão ser realizadas em formato misto: presencialmente e transmitidas ao vivo em nossas plataformas.

 

 

Conversa no Sarath-

 

Nesta atividade procuramos genuinamente bater um papo descontraído, mas com muita profundidade, interagindo com público em tempo real. Também realizamos  debates e entrevistas sobre os diversos temas como:

  • Saúde Mental e Práticas de Autocuidado;qualidade de vida

  • Cultura (filmes, livros, música e outras produções artísticas);

  • Entrevistas com Artistas, Comunicadores, Educadores, Terapêutas etc.

O Conversa no Sarath é realizado semanalmente  em formato de live, transmitido em nossas redes sociais. Posteriormente poderão ser realizadas em formato misto: presencialmente e transmitidas ao vivo em nossas plataformas.

 

Temos recebido muitos elogios e cada vez mais encontramos pessoas que gostam dessas atividades, se beneficiando de diversas maneiras com o que fazemos, ou pela relevância dos assuntos tratados, ou pelo momento prazeroso e divertido pelo modo descontraído e apaixonado com que produzimos cada live, cada texto, ou pela emoção do contato com artistas e obras incríveis que passam pelas nossas lives.

 

Visando a tornar viável e sustentável a longo prazo a nossa missão também nessa modalidade online, considerando custos que vão desde pagamento de cachès artísticos , equipamentos à hospedagem do site, buscamos seu apoio por meio de qualquer ajuda possível, seja um compartilhamento dos nossos vídeos, um comentário, participação ao vivo, ou apoio financeiro em qualquer medida por meio do Catarse!

 

Com o apoio de vocês poderemos manter as atividades do instituto, aprimorá-las e, principalmente, dividir esses recursos com os artistas que convidamos!

 

Trabalhamos com afinco e esperamos continuar a trilhar por esse caminho de crescimento e ajuda ao próximo.

Nossos  profundos agradecimentos a todos !

Cássia Sarath  - Equipe Sarath

DOE ONLINE

Colabore com nossos projetos !
 

Depósito

Banco Itaú ag 6252

Conta Corrente 20769-8 

ONG-Projeto Evoluser 

CNPJ- 20.155.538.0001/82

Nota fiscal : entre em contato conosco

SEJA VOLUNTÁRIO

Entre em contato conosco !

SAIBA COMO AJUDAR

Entre em contato conosco !

Ficha para a inscrição para o projeto social

PRECISAMOS DE SUA AJUDA

Existem muitas pessoas que necessitam de um tratamento terapêutico e psicológico para poder ter uma vida de equilíbrio emocional , na clinica social do Instituto Sarath  podemos possibilitar isso.

SOBRE NÓS

O Instituto Sarath é uma Organização não Governamental que acredita na união da Terapia, Arte e Cultura, trabalhando também com a alimentação saudável e produtos naturais e orgânicos.

LOCALIZAÇÃO

Rua Humberto I, 146 Vila Mariana - Próx. Sesc Vila Mariana

São Paulo - Brasil

Whatsapp 11 99383-5831

CONECTE-SE